sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Presentatio

Ego sum...



Roberto é minha graça
Nascido do Nascimento
Sou Cavalcante(i), sou raça
De gente com argumento

Tenório eu sou de sangue
Resgatado após casado
Portanto qu'eu não me zangue,
Nem fique contrariado.

Senão a valentia emerge
Dos ancestrais varonis,
Se digo branco é branco, se digo bege é bege;
Mas Deus me contém, sou sereno, pois ser valente eu não quis.

Que meu viver seja útil
Que sempre persevere, nunca olvide do tom
Antes morto do que fútil
Mas valente só no ideário em construir algo bom

Albuquerque sou de Vozé*
Teixeira sou de Vobasto**
De Vozé Maia Rebello até
Dela'inda Padilha e Torres, patronímico muito vasto...
De vô, por Vodondom***, Cerqueira;
Ainda que tanto perdera
A singular nobreza avoinga,
Embora sem eira e nem beira...
Tradição tenho muita e minha semente 'inda vinga.

Von Lintz, alemão, que hoje se diz (de) Lins;
Hollanda que traduz uma origem nerlandesa
De pai e mãe, dessarte, origens afins
Da invasão de outrora... beleza!

Mas vez que mesclado foi meu passado de portugueses, espanhóis, italianos, holandeses;
De alemães pioneiros na Terra de Santa Cruz;
De ameríndios e africaneses,
A quantos genes me expus?

E por isto sou ousado:
Para assinar este blogue e ficar bem elegante,
Buscando o que de direito,
Doravante: Roberto van der Royen Cavalcanti,
Não adianta, não tomo jeito!

S. Paulo, 23 de setembro de 2010 (da casa de Tia Cris, 9h50, que primavera fria! brr...).
N.A.: * Corruptela para Vovó Maria José;
**Corruptela para Vovô Basto Teixeira (Sebastião Teixeira Cavalcante);
***Corruptela para a Bisa Elísia Cerqueira, Donzinha ou como diziam seus netos vovó Dondom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário